domingo, 6 de maio de 2012

Grávida pode ter relações sexuais sem restrições?

A princípio não há contraindicação, e vocês podem manter relações sexuais sem temor durante a gravidez toda. Mesmo com a penetração, o pênis não tem como machucar o bebê. 
Agora, se você teve algum tipo de sangramento no início da gravidez, é possível que seu médico a aconselhe a não transar com penetração até a 14 semana. Outras complicações médicas, como placenta prévia ou insufiência do colo uterino também podem levar o obstetra a recomendar abstinência. 
Nos primeiros meses, é normal que o cansaço, a náusea, a dor nos seios, o estresse e a preocupação de um modo geral impeçam você de sentir o mesmo desejo de antes. Para muitas mulheres, isso tudo muda com o passar da gestação. 
No caso dos homens, é comum que tenham medo de machucar a parceira ou o bebê durante o ato sexual. A melhor maneira de resolver esse problema é ele conversar abertamente com seu médico e tirar as dúvidas. Alguns homens enfrentam também certa dificuldade para se ajustar ao novo corpo da mulher. Para saber mais sobre sexo na gravidez para os homens, com o crescimento da barriga, talvez você comece a se incomodar com o peso do seu companheiro, se for adepta da posição tradicional papai-e-mamãe. Procure experimentar posições sexuais que sejam mais prazerosas. No final da gravidez, vocês vão precisar de criatividade para que o sexo não fique muito desconfortável. 
Sexo oral está liberado desde que nenhum dos dois seja HIV-positivo e não haja risco de infecção por alguma doença sexualmente transmissível. 
Quanto ao sexo anal, ele pode ser feito, mas com cuidados especiais. A tendência a hemorroidas pode significar possíveis sangramentos no ânus. Também é necessário prestar muita atenção à higiene, nunca passando direto do sexo anal para o sexo vaginal, para que bactérias presentes no ânus não infectem a região da vagina. 
O obstetra poderá pedir que vocês evitem o sexo no último trimestre caso você tenha histórico de trabalho de parto prematuro. Isso porque o sexo libera oxitocina na corrente sanguínea, o hormônio que ajuda o colo do útero a se preparar para o trabalho de parto, e também pode provocar contrações. 
Algumas pessoas deixam de manter relações sexuais durante toda a gravidez. Embora tal atitude seja perfeitamente normal, se acontecer com você e seu parceiro, conversem bastante para que a questão não se torne um fantasma entre vocês. 

Um comentário:

  1. ola boa noite to gravida de seis semanas quando e tinha quatro semanas e meia de gestaçao tive nao sei bem se foi um sangramento meio rosado que ficou so um dia e depois saiu uma especie de borra de cafe ,tambem foi so um dia e depois sumiu ,fiquei um tempo sem manter relaçoes com meu namorado e saiu um liquido meio rosa e marron uma mistura e fiquei preocupada sera normal?

    ResponderExcluir

Adoro o comentário de vocês meninas!!