sexta-feira, 4 de maio de 2012

Grávida novinha precisa comer por dois

Se você está grávida e tem menos de 20 anos, e principalmente se tem menos de 16 anos, precisa prestar atenção especial na alimentação. Você vai ter de comer bem, e mais que o normal (a não ser que, pela calculadora de IMC, você já estivesse acima do peso antes de engravidar). 
Pense que são duas pessoas crescendo: você e o bebê. Não dá para saber se você já parou mesmo de crescer, e, mesmo que tiver parado, os músculos ainda estão se fortalecendo. Se faz menos de cinco anos que você teve sua primeira menstruação, vai precisar comer bastante. Quanto menor for esse tempo, mais caprichada tem de ser a alimentação. 
Os especialistas recomendam: assim que souber que está grávida, tente comer pelo menos 300 calorias a mais por dia, comparando com o normal. Olhando numa tabela de calorias, dá para ver que isso dá, mais ou menos, um reforço de: uma banana, duas colheres de arroz, uma coxa de frango assado e um brigadeiro. Ou seja: todo mundo fala que aquilo de "comer por dois" na gravidez é coisa do passado, que não se deve fazer isso. E é verdade para a maioria das gestantes. Só que, para grávidas bem jovens, não é bobagem não: você precisa mesmo comer por dois, por você e pelo bebê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro o comentário de vocês meninas!!