domingo, 6 de maio de 2012

Ainda estou grávida. É normal meus seios vazarem?

Vazar líquido dos seios durante a gravidez é uma coisa absolutamente normal, e não há nada com que se preocupar. O líquido se chama colostro, e é o primeiro "leite" que as mamas produzem, antes do leite materno em si. Seus seios cresceram e se desenvolveram durante a gravidez, e agora já são capazes de produzir esse pré-leite rico em proteínas, para quando o bebê nascer. Na verdade, o colostro começa a ser produzido por volta da 16a semana de gestação, e é uma substância meio viscosa e amarelada. 
O interessante é que em algumas mulheres o colostro vaza bastante durante a gravidez, e em outras não vaza nem uma gota, o que também é absolutamente normal. Aparentemente não há nenhuma relação entre esse fato e a quantidade de produção de leite depois que o bebê nasce. 
O líquido pode causar certo desconforto para você e para seu parceiro, especialmente quando vocês estiverem mantendo relações sexuais, quando é capaz de vazar mais ainda. Mas é importante que vocês dois saibam que é uma coisa normal. 
Para sair, use absorventes especiais para seios dentro do sutiã para não ficar com a roupa molhada. Você vai ter de trocar os absorventes durante o dia, para evitar o cheiro de azedo. 
À noite, talvez continue precisando dos absorventes. Outro bom investimento é em um sutiã de amamentação feito de algodão, que será bem mais confortável para usar para dormir do que os sutiãs comuns. 
Você pode também experimentar colocar na cama uma toalha ou um plástico coberto por tecido embaixo do lençol para que o colostro não manche o colchão. Quando você dorme de lado, o seio é pressionado e o vazamento acaba acontecendo. 

2 comentários:

Adoro o comentário de vocês meninas!!