ENTREVISTA
Como se chama e quantos anos você tem?
Me chamo Ana Raquel, tenho 18 anos.
Como você ficou sabendo que estava grávida?
Primeiro porque a menstruação atrasou. Ainda fiquei 3 meses 3 meio enrolando a verdade, achando que era só um atraso. Mas depois que a ficha caiu e eu contei pra minha mãe, fomos fazer uma ultrassonografia e tudo se confirmou.
Como você contou pro seu namorado?
Eu contei desde o princípio que a menstruação estava atrasada. Minha gravidez não foi um acidente, exatamente.
E sua família como reagiu com a noticia?
Meus pais me apoiaram desde o começo. Nunca me criticaram nem nada. Mas meus avós me trataram muito mal.
E você como reagiu com a noticia que estava grávida?
Eu tive um mixto de sensações. Fiquei muito feliz, mas também bastante preocupada com a reação dos outros.
Foi uma gravidez planejada?
Mais ou menos. Eu não planejei, exatamente. Mas queria muito ter um filho.
Fiquei sabendo que você fez uma tentativa de aborto. Por que?
Bom, a tentativa de aborto, eu fiz num momento de puro egoísmo. Meu namorado não ficou muito feliz com a notícia e ameaçou sair do estado e sumir da minha vida, caso eu decidisse ter o bebê. Pra não perdê-lo, eu tentei o aborto (muito contra minha vontade)
Como você acha que é vista nas ruas por está grávida? Ainda mais adolescente?
Sempre tem os olhares... Sempre tem as pessoas que são bastantes preconceituosas com esse assunto em particular. Já ví mulheres apontarem pra mim e depois falaram ao ouvido de suas filhas, me usando como um exemplo ruim. Mas eu procuro sempre andar de cabeça erguida. Não preciso me envergonhar de quem sou!
E seus amigos se afastaram de você?
Amigos, amigos não! Mas muitos colegas, sim! Como eu já terminei a escola, não tenho muito contato com pessoas da minha idade. Mas muitas meninas me excluiram das redes sociais, me criticaram e tudo mais. Isso foi muito ruim.
Do que mais você tem medo?
De ficar sozinha! Abslotamente, tenho muito medo disso. Medo das pessoas em que confio me dar as costas.
Você estuda? Como está sendo conciliar os estudos com a gravidez?
Eu já terminei meus estudos. Faço inglês aos sábados. Por ser uma vez na semana, está sendo bem simples, mas quando a bebê nascer, acredito que as coisas vão apertar e eu vou precisar trancar.
Você prefere PN(Parto Normal) ou PC(Parto Cesário)? Por que?
Prefiro parto normal, principalmente pela segurança tanto da mãe quanto do bebê. Mas também pela proximidade, não sei explicar. Acredito que o parto normal aproxime mais o bebê da mãe. Mas estou pensando em optar pelo parto cesariano, porque existe a possibilidade de eu marcar o parto no dia do aniversário do meu namorado.
Antes da gravidez você tinha planos? Eles foram interrompido por causa da gravidez?
Tinha! Eu não diria interrompidos, mas adiados! Eu gostaria muito de fazer uma faculdade, de fazer um intercâmbio na Inglaterra ou Canadá. Gostaria de viajar o mundo e tudo mais! Eu ainda vou fazer tudo isso, se Deus quiser, mas ao lado da minha princesa.
Seu bebê é menina ou menino? Como foi a escolha do nome?
É uma menina. A escolha foi bem simples. porque não conversamos sobre isso. Sempre achamos que fosse um menino e já estava tudo planejado. Quando descobrimos que seria uma menina, meu namorado escolheu o nome na hora! Eu nem discordei, amei o nome. Maria Eduarda.
Pra você pra qual é a coisa mais difícil em enfrentar em uma gravidez?
O preconceito, com certeza! É bem dificil, receber um tratamento diferente das pessoas, ver os olhares tortos e fora os comentários do tipo: "uma criança com outra criança", "sua mãe não lhe deu conselho?", "nossa, não queria ser você!".
Como está sendo a sensação de está grávida? E de ser mãe adolescente?
É maravilhoso! É um mundo de descobertas... É mais que perfeito, é uma delícia. Eu amo estar grávida. Eu ainda não sou mãe, mas acredito que eu consigo! Como eu digo no Grávida aos 17, "gravidez na adolescência não é felicidade sem fim, mas também não é tão horrível quanto dizem".
Quem é a pessoa que mais te dá força nesse momento?
Minha mãe. Foi ela desde o começo e será ela pra sempre! Me ajudou muito e eu sei que eu não seria nada sem ela, hoje.
O que você tem a dizer das meninas que optam em fazer um aborto?
Não gosto muito de entrar nesse assunto, porque cada caso é um caso. Mas diria que ser mãe é maravilhoso! Que é a melhor coisa que pode acontecer com uma menina/mulher.
Qual conselho você da para as meninas que estão na mesma situação que a sua? Grávida e adolescente? Apenas que sejam fortes! Sei que não é fácil, porque eu mesma passei e ainda passo por coisas muito difíceis, e a Duda ainda nem nasceu! Mas que se Deus colocou um prícipezinho ou uma princesinha na sua vida, é porque era pra acontecer e estava na hora certa para isso! Que o ame incondicionalmente, pois é tudo o que ele ou ela precisa. De muito amor, carinho e atenção.
Desejo muita sorte pra futuras mamães adolescentes, que todas elas sejam tão felizes quanto eu estou sendo!
geeeente eu estou me sentindo muito famosa! kkkk
ResponderExcluiradorei, brigada karine pela experiencia, foi ótima! Beijos
Oi Ana Raquel, fiquei emocionada com sua entevista. Parabéns por estar sendo tão madura e levar as coisas dessa forma. O preconceito sempre existirá, eu tenho 22 anos sou casada a 3 e estou esperando meu 1 filho (será uma menina), mais aparentemente pareço ter 15 anos, sou baixinha e tenho cara de nova e por isso sou muito "olhada" na rua, apesar de ter consciencia do que estou fazendo tbm não gosto disso.
ResponderExcluirParabéns e felicidades pra vc e sua princesa!
Boa noite,visitem nosso blog..
ResponderExcluirprecisamos de colaborados que possam nos ajudar com algumas liçoes de vida.
nos visitem :
http://graviidas.blogspot.com.br/