quinta-feira, 3 de maio de 2012

Estou grávida, que exercícios posso fazer?


Uma dúvida comum que acompanha gestantes e profissionais é: quais exercícios são permitidos durante a gestação? O primeiro passo antes de se matricular em qualquer academia  é conversar com o obstetra e saber se ele libera a futura mamãe para a realização de exercícios.
Mas, não para por aí, o acompanhemento médico em todo o processo é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades e para a saúde da mãe e do bebê.
Feito isso é hora de escolher a atividade e, com cautela, cair na malhação.
MUSCULAÇÃO – A musculação, por exemplo, é uma atividade muito usada hoje nas academias e por professores que trabalham com treinamento personalizado, porém não são todos os médicos que a liberam. Se bem orientada é muito importante e interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postura. Há sempre a necessidade, independente do exercícios de realizar ajustes conforme a individualidade da gestante. Desde que liberada pelo médico, tanto a gestante que era sedentária, quanto a que já fazia musculação podem fazê-la.
PILATES – O Pilates vem com força total e a cada dia ganha novos adeptos. Hoje, muitos médicos indicam até mesmo sem conhecer muito da modalidade. Não é uma atividade indicada para gestantes que eram sedentárias antes de engravidar e que nunca fizeram Pilates. Apesar de ser uma atividade importante para o fortalecimento muscular (para auxílio de desconfortos pelas mudanças posturais) e do assoalho pélvico (importante para o parto normal) por seus exercícios exigirem muito dessas musculaturas, com grande ênfase em abdominais, é intensa para quem não o conhece.
TREINAMENTO FUNCIONAL - O  treinamento funcional veio para ficar, pelo menos por alguns anos essa modalidade estará na lista das academias e prioridade dos profissionais. Nele existe uma variação muito grande de exercícios e equipamentos (materiais) que podem ser utilizados. O profissional deverá conhecer muito bem cada exercícios e material para adaptá-lo para a gestante. Não são todos que ela poderá fazer. As grandes instabilidades e exercícios arriscados devem ser tirados do quadro de exercícios selecionados. Na gravidez a orientação deve ser sempre a segurança da gestante não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício. É importante que o profissional conheça bastante da gravidez e do treinamento funcional para aplicá-lo.
ATIVIDADES DE IMPACTO – A corrida por ser uma atividade de intensidade e ação biomecânica elevada (devido o impacto) exige um grande nível de aptidão de quem irá praticá-la, portanto não é uma atividade indicada para se iniciar durante a gravidez. Para gestantes que já corriam antes de engravidar, indicamos que sempre seja acompanhado por um profissional e que distâncias e intensidade sejam controladas e reduzidas com o progresso da gravidez.
GINÁSTICA PARA GESTANTES – Uma atividade em grupo é sempre bom para descontrair e motivar. As aulas devem ser programadas e direcionadas para as necessidades gestacionais, havendo sempre a ação em diferentes grupamento musculares e também exercícios com objetivos e materiais diferentes. Mesmo uma gestantes sedentária pode iniciar, mas sempre com o controle do profissional que irá atendê-la.
EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO - Muito importantes para qualquer gestante. Proporcionam o relaxamento e o equilíbrio para grupamentos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais.
HIDROGINÁSTICA - A hidroginástica é ainda a atividade mais indicada pelos médicos, e é sem dúvidas uma atividade que traz vários benefícios para a gestante, principalmente no último trimestre. Nesse momento muitas gestantes sofrem com o inchaço nas pernas e a atividade em água é muito positiva para esse alívio. Há de se tomar muito cuidado pois vários locais oferecem aulas que não são específicas para gestantes sendo que pode haver uma mistura de pessoas e o objetivo e foco ser perdido. Para o grupo de gestantes, o profissional deverá saber fazer as correções das várias grávidas em períodos diferentes de sua gravidez, distribuídas nos vários meses e trimestres e cada uma terá um nível de condicionamento físico e necessidades diferentes.
PROGRAMA PRÉ-GRAVIDEZ - Para quem planeja sua gravidez o programa deve ter como foco a preparação física do corpo da mulher, seja no sentido de perda de peso, como também no fortalecimento dos grupamentos musculares que serão sobrecarregados nesse momento. Por isso os programas são com objetivos, intensidades e volumes diferentes
PROGRAMA PÓS-PARTO - Engana-se quem acha que no pós-parto pode voltar com o ritmo total. O exercício nesse período requer tanto cuidado quanto durante a gestação, pois o corpo da mulher ainda não voltou ao normal e há grande influências hormonais ainda. Desse forma o exercício intenso, independente de qual seja, pode provocar lesões e também comprometer a amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro o comentário de vocês meninas!!