sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estou amamentando e quero saber se posso ficar grávida de novo

Sim, em geral as mães que amamentam ficam menos férteis, mas não inférteis. Quando a mulher amamenta o bebê em tempo integral, sem dar mais nada a ele (chá, fórmula em pó, água), e não menstrua, nos primeiros seis meses a chance de ela não engravidar é de 98 por cento. Mas os 2 por cento restantes são uma possibilidade nada desprezível de ter uma surpresa. Embora a menstruação não apareça nos meses seguintes após o parto, o corpo geralmente libera o primeiro óvulo pós-natal antes da primeira menstruação. Assim sendo, não dá para saber que você ovulou até, mais ou menos, duas semanas depois, quando a menstruação desce. 
Se você está dando de mamar exclusivamente, dia e noite, seu ciclo menstrual pode não recomeçar por até um ano após o parto. Caso o bebê já durma a noite toda desde bem pequenininho, é possível que você volte a ficar fértil mais rapidamente -- entre três e oito meses. E o mesmo vale para quem complementa o leite materno com fórmula
Resumindo: quanto mais o bebê mama no peito, mais pode demorar para o ciclo menstrual voltar ao normal. Os especialistas acreditam que isso ocorra porque a amamentação inibiria os hormônios que deflagram a ovulação. 
Algumas mulheres até usam a amamentação como método anticoncepcional, mas é necessário muito cuidado com isso, mesmo para aquelas que não estão menstruando. Como foi dito acima, o primeiro óvulo do pós-parto amadurece antes de a menstruação acontecer e você se dar conta de que voltou a poder ter filhos. 
Se realmente não quiser ficar grávida de novo, é bom utilizar algum método anticoncepcional assim que retomar a vida sexual.

2 comentários:

  1. logico de que pode engravidar , nao impede em nada a amamentação , a mulher comeca a ovular assim que tem o bb , entao no mes seguinte a mulher ja pode engravidar sem problemas nem um .

    ResponderExcluir
  2. Então é melhor prevenir do que remediar nem flor? kkkkkk

    ResponderExcluir

Adoro o comentário de vocês meninas!!