segunda-feira, 30 de abril de 2012

Doenças dos Bebés



AMIGDALITE
É uma infecção das amígdalas causada por bactérias ou vírus.


 SINTOMAS: Dor, febre, dificuldade em engolir, calafrios, dor de cabeça e muscular, mau hálito.
TRATAMENTO: O problema causado por bactérias é tratado com antibióticos. Se for vírus, os remédios indicados irão apenas controlar os sintomas.
PREVENÇÃO: Deve evitar locais com muita gente.
OTITES
Infecções dos ouvidos normalmente  provocadas por bactérias ou vírus, geralmente precedida pela gripe. É mais comum entre os 6 e 11 meses.
SINTOMAS: Febre, irritabilidade, choro intenso e contínuo, secreção nasal e falta de apetite. Pode haver diarréia e vômitos.
TRATAMENTO:O médico prescreve analgésicos. Em alguns casos, antibióticos e até a lavagem interna do ouvido também.
PREVENÇÃO: Evite também alimentar a criança deitada. Em vez de descer pelo esôfago, o leite pode ficar parado na garganta e chegar ao ouvido médio. Como a anatomia do ouvido do bebé ainda é imatura, isso pode levar a crises repetidas.
 LARINGITE
A laringe é onde estão as cordais vocais, esta doença é a inflamação das mesmas. da laringe. Mas também sinalizar bronquite, pneumonia e outras infecções respiratórias. Se não for tratada correctamente, pode evoluir para infecções sérias ou causar problemas de voz.
SINTOMAS: Normalmente não causa dor intensa, mas a criança pode ter algumas dificuldade quando engole alimentos, febre, tosse seca e rouquidão, sendo que a voz muitas vezes desaparece.
TRATAMENTO:Geralmente, são prescritos alguns tipos de corticóides.
PREVENÇÃO: Não partilhar copos e talheres, evitar bebidas muito geladas, não tomar banhos frios, não gritar e usar humidificadores de ar em épocas muito secas.
 CONJUNTIVITE
É uma Inflamação da membrana fina e transparente que cobre a maior parte da superfície do olho, a conjuntiva. É causada por bactérias, vírus, alergias ou reações químicas. Apesar de simples, a doença pode danificar a córnea se não for tratada de forma rápida.
SINTOMAS: Olhos vermelhos,lacrimejantes, com muita secreção - que chega a deixar as pálpebras cerradas. As crianças mas velhas coçam os olhos e descrevem uma sensação de areia dentro deles.
TRATAMENTO: Os especialistas prescrevem limpezas com soro fisiológico várias vezes ao dia. Colírios só devem ser usados com prescrição médica.
PREVENÇÃO: Como a doença é altamente contagiosa, deve evitar-se o contacto com pessoas contaminadas.
INFECÇÃO URINÁRIA


Presença de bactérias no trato urinário. A doença é duas vezes mais comum nas meninas do que nos meninos. Isso porque a sua uretra, apesar de menor, facilita a entrada dos microorganismos. Se a infecção chegar à bexiga, traz a cistite. Caso as bactérias passem pelos ureteres e alcancem os rins, uma pielonefrite (infecção renal grave) pode instalar-se.
SINTOMAS: as crianças muito pequenas não apresentam sinais característicos, como a dor lombar. O mais comum é apresentarem alguma febre, irritabilidade e falta de apetite. Já as maiores sentem  irritação na bexiga, dor abdominal e necessidade de urinar a todo momento com ou sem dor e em pequena quantidade.


TRATAMENTO: Depois de realizar um exame de urina ou ultra-sonografia, o médico normalmente prescreve um antibiótico.
PREVENÇÃO: É preciso oferecer água à  criança.
 VARICELA
Doença altamente contagiosa provocada por um vírus do tipo herpes. Em geral é benigna e costuma incomodar devido à coceira intensa.
SINTOMAS:Muitos pontinhos vermelhos espalhados por todo o corpo ou em regiões específicas, muito parecidos com picadas de insecto. Nessa fase, a doença não costuma ser detectada facilmente. Depois de dois ou três dias, no entanto, as pintinhas crescem e transformam- se em bolhas cheias de líquido transparente. Além da coceira intensa, é comum a criança também ter febre baixa e dor de cabeça.
TRATAMENTO: Uso de antitérmicos, com excepção do ácido acetilsalicílico, que pode causar lesão grave no fígado da criança, e de cremes ou  pó talco de mentol para aliviar a vontade louca de se coçar. Quando necessário, o pediatra prescreve antialérgicos de acção sedativa.
PREVENÇÃO: Vacinação quando a criança completar um ano de idade.
 VULVOVAGINITE
Inflamação da vagina geralmente causada por micróbios presentes nas fezes, transpiração excessiva e contacto com terra ou areia contaminadas.
SINTOMAS: Corrimento amarelado, às vezes com mau cheiro, que suja a cueca ou fralda. Manifesta-se apenas com comichão, manipulação frequente da genitália, vermelhidão ou dor local.
TRATAMENTO: Banhos de assento com anti-sépticos diluídos na água.
PREVENÇÃO: Limpeza adequada. As meninas maiores devem ser ensinadas a se limpar corretamente após as evacuações, da frente para trás, para não trazer restos de fezes do ânus para a vagina. Depois de urinar, é preciso enxugar-se. Calcinhas de material sintético devem ser evitadas, assim como o contato prolongado com maiôs ou biquínis molhados.
BRONQUIOLITE


É uma inflamação pulmonar mais comum em crianças menores de 2 anos, principalmente dos 4 aos 6 meses, causada pelo vírus sincicial respiratório. Como deprime o sistema imunológico da criança, facilita o aparecimento da pneumonia. A doença pode camuflar a asma.
SINTOMAS: Secreção e congestão nasal, progredindo posteriormente para tosse, dificuldades respiratórias e chiadeira. Geralmente, a maior parte das crianças apresenta sintomas leves.
TRATAMENTO: São indicados antitérmicos para baixar a febre. No caso de dificuldade respiratória poderá ser internada.
PREVENÇÃO: Já existe vacina contra o vírus sincicial respiratório, aplicada nos prematuros. Para os demais, ela pode ser aplicada em clínicas particulares. Também, deve evitar lugares fechados e o contacto com outras crianças doentes.
 DIARRÉIA E VÔMITO
A primeira é a forma pela qual o organismo se livra de toxinas e substâncias nocivas causadas por vírus, bactérias, protozoários, alimentos contaminados ou alergia ao leite. Já o vômito, isoladamente, em geral está ligado a infecções no estômago ou intestinos. O perigo é que elas avancem para uma desidratação, o que é ainda mais grave se a criança for pequena. Se o vômito for frequente e a criança não estiver a ganhar  peso como o esperado, pode ser intolerância alimentar a algum tipo de alimento ou refluxo. Tosse, catarro ou infecção na garganta também podem provocar vômitos.
SINTOMAS: A diarréia é caracterizada por evacuações líquidas e frequentes. Pode ou não haver febre. E os vômitos geralmente são precedidos por náuseas e cólicas abdominais. A criança fica pálida.
TRATAMENTO: Oferecer alimentos e líquidos frios ou na temperatura ambiente, em pequenas quantidades, até que o vômito cesse. Refrigerantes de cola e isotônicos não são recomendados. Observe o seu filho entre os episódios de diarréia para ter uma idéia do seu estado. Se ele estiver alerta e sem cólica, a situação é normal. Mas se estiver abatido e a cólica não desaparecer, procure o pediatra. Só use medicamentos com recomendação médica.
PREVENÇÃO: Manter boas práticas de higiene (como lavar as mãos antes das refeições) e com os alimentos para evitar a contaminação.
 DERMATITE ATÓPICA
É uma inflamação crônica das camadas superficiais da pele, geralmente associada a outros distúrbios alérgicos, embora ainda não se saiba a razão. Por isso, é mais comum em quem tem asma ou quando existem asmáticos na família. Stress emocional, mudanças de temperatura ou de humidade, infecções cutâneas bacterianas e o contacto com tecidos irritantes, em especial a lã, estão entre as causas mais comuns. Em bebés, é ainda causada por alergias alimentares.
SINTOMAS: Os lactentes apresentam erupções cutâneas que formam um tipo de crosta no rosto, no couro cabeludo, na região dos genitais, nas mãos, nos membros superiores, nos pés ou nos membros inferiores. Porém, o problema diminui entre 3 e 4 anos de idade.
TRATAMENTO: Para as crianças maiores os dermatologistas prescrevem cremes ou pomadas de corticosteróides para aliviar a comichão. Os banhos devem ser rápidos e menos frequentes, a pele deve ser seca suavemente, com uma toalha macia e a aplicação de óleos ou lubrificantes não perfumados. Manter as unhas das mãos curtas evita a contaminação. E quando existem infecções, são prescritos antibióticos.
PREVENÇÃO: Evitar o contacto com substâncias que  irritam a pele (como perfumes e loções) normalmente impedem a ocorrência de uma erupção. Embora seja difícil controlar a doença, alguns cuidados básicos permitem que o seu filho tenha uma vida normal.  A pele da criança tem de ser hidratada frequentemente e as roupas devem ser, preferencialmente, de algodão. No quarto, nada de bichos de peluche, tapetes ou cortinas, porque são depósitos de pó e ácaros. E procure manter a casa sempre limpa.
 GRIPE
Doença respiratória causada por vírus. Os episódios são frequentes e só começam a diminuir no 3 ano de vida. No frio, esta doença pode ser contraída mais facilmente porque as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, facilitando a transmissão do vírus. Eles diminuem a resistência da criança, o que permite a invasão de microorganismos que causam inflamações como amigdalite, otite, sinusite, rinite, bronquite e até pneumonia.
SINTOMAS: Febre, dor de cabeça, nariz a pingar (coriza), tosse, dor no corpo e inflamação na garganta, entre outros.
TRATAMENTO: Crianças doentes que ainda são amamentadas com leite materno não precisam de outros líquidos. As demais devem ser hidratadas com água e sumos naturais a fim de reporem as vitaminas e reforçar o sistema imunológico. Caso a criança apresente febre, deve ser banhada em água morna até que a temperatura diminua. Neste caso, o ideal é usar roupas leves para facilitar a troca de calor do corpo com o meio.
PREVENÇÃO: Há vacina contra a gripe. Mesmo assim, não se deve permitir que os pequenos vacinados fiquem em contacto com pessoas doentes.

Procure sempre o seu pediatra. Use apenas medicamentos com recomendação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro o comentário de vocês meninas!!