quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Posso trocar o leite integral que meu bebê consome pelo leite desnatado?

O consumo de leite de vaca integral é benéfico entre 1 ano e 2 anos de idade, após essa idade já se pode trocá-lo pelo leite desnatado.
Primeiro é o leite do peito ou em alguns casos a fórmula, depois vem laticínios como queijos e iogurtes. Então, entra na dieta da criança o leite integral. A pergunta é: Posso trocar o leite integral pelo leite desnatado?
Especialistas afirmam que os pais devem esperar um pouco antes de colocar o leite desnatado na dieta da criança.
Queijo e iogurtes são acrescentados na dieta por volta dos oito meses. O leite integral entra geralmente perto do primeiro aniversário. Alguns pais querem saber logo quando podem dar aos filhos o mesmo leite que bebem, o desnatado. 
Entre 1 ano de idade e 2 anos de idade seu bebê deve ser alimentado, idealmente, com leite integral pela gordura extra que ele contém. Essa gordura é importante porque, com menos de dois anos de idade, ela ajuda a desenvolver o cérebro, o crescimento e a absorção de algumas vitaminas, especialmente a A e a D. Já o leite desnatado, geralmente, tem muita proteína e muitos minerais para crianças abaixo de dois anos. Por isso, até o segundo aniversário do seu bebê, é melhor manter na dieta o leite, o iogurte e o queijo integral.
Mas, considere os números: um bebê de 24 meses precisa de pelo menos 500mg de cálcio por dia. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, isso é o equivalente a duas xícaras de leite integral ou quatro fatias de queijo. Curiosamente, o leite desnatado tem mais cálcio que o integral. Então, se mudar do leite “gordo” pelo leite “magro” aos dois anos de idade do seu filho, você estará tirando a gordura extra que ele não precisa mais e aumentando e muito a quantidade de cálcio que ele necessita. 
O pediatra acompanhará de perto a curva de crescimento do bebê para garantir que a dieta está adequada. Se achar necessário, o profissional poderá introduzir alimentos mais calóricos para permitir um crescimento e desenvolvimento constante. Dificilmente, o pediatra vai impor uma dieta de baixa calorias antes dos dois anos mas com a epidemia de obesidade no mundo é possível que seja necessário limitar as quantidades de sucos de frutas, refrigerantes e doces. Outros médicos seguem com uma dieta mais calórica até os três anos. Converse com o pediatra para saber que caminho adotar na consulta de dois anos do seu filho.
Tipos de leite para crianças de acordo com a idade
IdadeTipo de alimento
Até completar 6 mesesAleitamento materno exclusivo
Dos 6 meses a 1 anoLeite materno. Neste período não é recomendável que bebês consumam leite de vaca, aconselha-se que fórmulas industrializadas sejam oferecidas. Clique aqui e veja uma alternativa à essa recomendação.
De 1 ano a 2 anosLeite materno e Leite de vaca integral (ou fórmulas ou outro tipo indicado pelo pediatra de acordo com as necessidades/restrições da criança)
De 2 anos em dianteLeite de vaca desnatado (ou fórmulas ou outro tipo indicado pelo pediatra de acordo com as necessidades/restrições da criança)